16 de janeiro de 2015

Fábulas - Lobisomens no Coração da América

No final de 2014, conheci através do meu namorado um jogo muito interessante, chamado The Wolf Among Us, baseado no famoso quadrinho de Bill Willingham e Mark Buckingham, Fábulas, lançado no Brasil pelo selo VERTIGO da Panini Comics.



O jogo é extremamente envolvente e eu, que posso ser nerd, mas não tenho uma vertente gamer, acabei adorando. Joguei no celular (onde o 1º capítulo está disponível para download de graça na Play Store) e depois comprei o jogo na Steam para terminar a história. O jogo é no estilo point-and-click, dos mesmos criadores do The Walking Dead, que confesso que ainda não joguei, mas espero jogar no futuro.



Após jogar The Wolf Among Us, lembrei que tinha ouvido um episódio do podcast MRG falando sobre o jogo, e lá eles falam dos quadrinhos Fábulas, que eu até dei uma pesquisada na internet para ter uma noção da história e se valeria a pena acompanhar. Acabei desanimando e não acompanhei.



Então, meu namorado comprou um quadrinho, com um pequeno arco fechado, chamado Fábulas: Lobisomens no Coração da América, que pelo que parece se trata de uma história que ocorreu após os acontecimentos da série Fábulas. Ele leu e se amarrou, então peguei o quadrinho para ler também, afinal estou tentando me acostumar com esse tipo de publicação. E para esse começo tenho tido sorte de só ler boas histórias.




Ficha Técnica

Título: Fábulas: Lobisomens no Coração da América

Gênero: Ação / Aventura

Autor: Bill Willingham

Ilustradores: Craig Hamilton, Jim Fern, Ray Snyder, Mark Farmer
Ano de lançamento: 2012

Editora: Vertigo (DC COMICS) [EUA] / Panini Comics [Brasil]

DESACONSELHÁVEL PARA MENORES DE 18 ANOS.


Sinopse: Bigby Lobo está viajando pelos Estados Unidos procurando um novo local para fundar uma nova Cidade das Fábulas. Chegando em Story City, se depara com uma comunidade fechada onde todos seus habitantes são lobisomens. Bigby é capturado e descobre que é cultuado como Deus pela população do local. Deste modo, Bigby Lobo começa a descobrir os segredos da cidade e vê que estão diretamente ligados ao seu passado, quando participou da Segunda Guerra Mundial.




Minha opinião: Começo avisando que esse não é o tipo de quadrinho para crianças. Além de ser uma história muito violenta, tem muitas cenas de nudez. E sinceramente, esse artifício foi desnecessariamente utilizado. A nudez na história em nada acrescenta à narrativa, apenas mostra que os ilustradores conseguem desenhar o corpo humano bem.



O universo de Fábulas é bem interessante, pois nos apresenta o Lobo Mau como um homem comum (ou tentando ser comum) buscando um novo lar para sua família e amigos. E ao farejar o cheiro de lobos, algo o deixa alarmado.


No decorrer do enredo descobre-se muito do passado de Bigby e sua luta na Segunda Guerra Mundial, o que acabou dando meios de seus antigos conhecidos se transformarem em lobisomens e começar a criar uma alcateia no interior dos Estados Unidos.


Os flashbacks do que ocorreu em meados da década de 1940 são, na minha opinião, o que houve de mais cativante no quadrinho. A explicação de como foram criados os lobisomens e como a tal sociedade aparentemente pacífica foi criada é bem bolada.


Porém, não aconselho esse quadrinho a pessoas que não tem ideia alguma sobre o mundo contado em Fábulas, pois não é uma história para te apresentar esse lado fantástico da história. Por ser totalmente voltada ao Bigby Lobo, outros personagens existentes só são citados. E, como nada do passado dos outros "fables" é apresentado, pode haver um certo estranhamento.


Quanto ao traço, gostei dos detalhes do desenho, como os pelos no corpo dos personagens e os traços dos lobos. Ainda me incomodo com quadros coloridos demais, com muito sangue e informações. Mas ao longo do quadrinho a história é bem construída e contada.


Agora meu objetivo é ler mais sobre as Fábulas, onde os outros personagens que não são o Lobo aparecem mais.



Beijos,

Betah Peixe

2 comentários:

  1. Oi Betah, quando eu era mais nova, bem mais nova, eu curtia muito ler quadrinhos, mas com o passar do tempo, não sei explicar o motivo fui parando e hoje em dia não leio mais... Achei o lance do game bem legal e interessante, vou passar a dica para os meus filho que curte e ver se ele se interessa.
    Valeu as dicas. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vale muito a pena indicar o game pro seu filho. Tem disponível pra diversas plataformas, dá pra ele jogar e é bem rápido, até!
      Obrigada por passar aqui!!
      Beijos

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...