12 de janeiro de 2011

Sobre Doramas

Bom, o objetivo desse post é explicar mais ou menos o que são e quais são as diferenças entre doramas japoneses, taiwaneses e coreanos.

Doramas ou Dramas são como novelas ou séries asiáticas. Basicamente não tem muitos episódios e são bem objetivas, mas mesmo assim conseguem enrolar bastante quem está vendo. Pelo menos elas não tem uns 297 capítulos e nem precisamos de tantos dias para acabar de vê-los.

Mas, como são países diferentes, com culturas diferentes, os doramas asiáticos não são todos iguais. Então ai vai um pequeno resumo das diferenças entre cada estilo de drama.



J-Dramas [Doramas Japoneses] - Apesar de todos eles terem algum romance rolando na série e até conseguem ser bem fofinhos, parece que beijos não são permitidos ou não são bem vistos pelos japoneses. A grande maioria deles nem tem beijo e os que tem, nem fiquem muito animados não, pois é um selinho ou um beijo que parece não ter muito sentimento...

Mas a conciência nipônica para os problemas sociais é algo que admiro muito. Vejo muitos doramas que falam sobre bulling e debatem seriamente sobre o assunto. E não é como as reportagens de 5 minutos do Fantástico, que mostram o problema e depois mudam pra quem fez mais gols na rodada do Brasileirão.
           

Tw-Dramas [Doramas Taiwaneses] - São mais liberais quando o assunto é beijo, mas sem língua aparecendo, por mais que as vezes dê pra perceber que os atores se "empolgam" um pouco mais na cena.

Pelo menos em todos os Tw-Dramas que vi tem alguma cena - nem que seja uma passadinha só de relance - do mesmo shopping em Taipei.Devil Beside You, Why Why Love, Calling For Love, todos esses aparecem rapidinho essa rua / shopping que deve ser mais famoso por lá do que a 25 de Março aqui no Brasil. Ou quem sabe o Mike He seja afiliado ou dono do shopping, pois dramas onde ele é o protagonista, Taipei Shopping vira o cenário principal... XD

Choram muito, demais, beirando singelamente as nossas queridas novelas mexicanas. Mas não é um dramalhão não. Só choram tanto que me fazem chorar junto. E tem hora que os lencinhos acabam, sabe, fica difícil...

Resumo, os Taiwaneses sonham trabalhar no México... Ou a exportação de Maria do Bairro pra lá foi estremamente influenciável para os atores...


K-Dramas [Doramas Coreanos] - Ok, não sou muito expert em doramas coreanos, pois comecei a vê-los a muito pouco tempo - 15 dias mais ou menos - mas já dá pra ter uma noção de como são feitas as produções por lá.

Quando não quer falar com alguém que está ligando para o seu celular, faça igual aos coreanos, que conseguiram fazer algo mais difícil do que simplesmente clicar no botãozinho vermelho do celular e ignorar a ligação. Eles simplesmente abrem a capinha do celular e tiram a bateria. Simples assim... Tenso.

Mas o que me deixou mais impressionada são as corridas com o carro, que ultrapassam perigosamente sinais e carros só porque estão chateados pela briga com a garota que gosta ou a empresa tem um problema ou simplesmente porque precisam pensar um pouco mais nos rumos que sua vida está levando... Isso me fez pensar que, se antes a Coréia não era o meu destino preferido para fazer uma possível viagem ao oriente, com esses motoristas sem noção é ai que eu não quero mesmo ir!

Sobre os beijos eles são bem mais liberais... Muito mais do que seus amigos nipônicos e taiwaneses. Lá eles sabem muito bem filmar e gravar um beijo direito, sem ser aquelas bobagens de puritanismo demais. E algumas cenas até lembra um pouco os de novelas do Brasil...

Algo que não sou muito fã - confesso que adorava no começo, mas depois realmente enjoou - é a mania que japoneses, taiwaneses e coreanos tem de fazer uns 300 ângulos da mesma cena. Tipo, um abraço entre os protagonistas - que pelo que fui percebendo aos poucos é algo bem significativo para os asiáticos - tem umas 4 ou 5 câmeras gravando aquela mesma cena para que, na hora da edição dos episódios, tenhamos algo do tipo:

  1. Carinha do Moço.
  2. Carinha da Moça [sempre com olhar assustado e depois abre um sorriso / abre o berreiro].
  3. Camêra girando 360º em torno dos personagens.
  4. Close novamente do rosto do casal.
  5. Uma tomada das costas do ator, onde aparece o rosto da atriz e uma tomada das costas da ariz, onde aparece o rosto do ator.
  6. Mais um giro de 360º.
  7. Fim da cena.

Dramático, não?

Exemplos abaixo.



Bom, esse é mais ou menos o meu "resumo" sobre algumas peculiaridades dos doramas. Enjoy!

13 comentários:

  1. adoro dorama!!!!principalmente hanazakari no kimitachi e é d+++!!!

    ResponderExcluir
  2. \o/
    Hana Kimi é perfeito
    Maki perfeita ao extremo nesse drama
    Nunca mais verei um drama tão bom assim XD
    volte sempre

    ResponderExcluir
  3. Playful kiss, muito legal, ,muito lindo o ator personagem secundario, o beak seung jo, <3
    Mas o que mais me faz rir é aquela fama de jogar a garota na parede e falar coisas(ou não) e em seguida beijá-la. Muito típico deles >.<e Rainbow romance, so assiti por causa do Heechul, personagem principal, mas a historia é boa tambem :p byee

    ResponderExcluir
  4. Rainbow Romance n conheço. E lá vamos nós para acrescentar mais uma na listinha
    Sério, meu dia deveria ter mais horas,pra eu poder ver e postar mais doramas...

    ResponderExcluir
  5. Oi sou nova comentando aqui, e então tava dando um olhadinha quando parei nessa postagem. Achei super interessante e muito criativa. Tô rindo até agora da história de tirar a bateria do celular. O pior que tudo que vc falou é verdade. A história do beijo entre os japoneses é o que mais me chateia ao assistir um
    J-drama,quando eu os assisto é mais pela comedia, por isso prefiro os K-dramas e os Tw-dramas.
    Bem, mas vamos ao meu objetivo, queria saber se vc topa um parceria, se sim meu blog é esse aí: estoriasenventadas.blogspot.com
    Me mande uma mensagem lá, caso aceite.
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. já assistiu Goong ? é muito bom, outro bom dessa temporada é rich man poor woman, bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não assisti a nenhum dos dois. Tentei baixar Goong, mas os links estavam desativados...
      =/

      Excluir
    2. Eu tenho Goong em DVD, tenho muito anime velho em dvd, acho difícil de ser encontrado hoje em dia, mas um dia eu posto em algum lugar.

      Excluir
  7. Até agora só vi kdrama. Se eles são mais liberais q jdrama e twdrama eu não sei o q é ser conservador. rs Isso é uma coisa q tem me perturbado. O povo no kdrama namora mas custa pra segurar a mão, beijar, abraçar. Isso só acontece em cenas mt específicas e q pedem um Q de romantismo mas no dia a dia, nada. Não sei se isso é cultural ou existe algum tipo de sensura. Sabe dizer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tambem sou uma grande fã de kdramas , e acredito que seja uma questao cultural. afinal nesses paises nao tem a nossa FALTA de censura (!!) mas sim respeito entre as pessoas, pelo menos muito mais que aqui,
      assim um abraço se torna uma grande, grande mesmo, demonstraçao de afeto entre duas pessoas. para nossa cultura isso é estranho pois abraçamos qualquer conhecido na rua mesmo.
      sendo o abraço chamado pelo nome que deveria : "colaçao e juncao" de dois corpos, penso que as coisas ficam mais esclarecidas!
      desde que comecei a ver kdramas passei a ver algumas ações, como essas que voce citou, e as encaro de maneira diferente. se bem que estou tao viciada em ver esses costumes, que agora para cumprimentar uma pessoa inclino meu corpo, e uma vez em um shopping encontrei duas pessoas que aparentavam ser asiáticos, os cumprimentei em coreano!! (cam.sam.nida - obrigado!)
      :P

      Excluir
  8. Já assisti vários doramas,me lembro que o primeiro que assisti foi Dream High!

    ResponderExcluir
  9. AMEI COMO VC DESCREVEU O DOROMA COREANO. É EXATAMENTE DAQUELE JEITO!KKKKKKKK

    ResponderExcluir
  10. DEVIL BESIDE YOU É CHINES PELO AMOR DE DEUS

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...