4 de agosto de 2012

Tsubasa Tokyo Revelations

Olá! Hoje venho falar sobre um OAD que trouxe uma das partes mais importantes do mangá Tsubasa Resevoir Chronicle para a tv. O que era pra ter sido feito com todo o anime, afinal ia ser sensacional um anime completo com a história do mangá. Mas essas coisas são tão difíceis de acontecer... Até agora, que eu conheça, só em FullMetal Alchemist relançaram. Pra mim Tokyo Revelations, como o próprio nome já diz, revela partes que quem viu a 1ª e 2ª temporadas de Tsubasa Chronicle ficou meio sem entender. Mas vamos logo começar a parte interessante!




Ficha Técnica

Título: (ツバサ TOKYO REVELATIONS / Tsubasa Toukyou Bakuro / Tsubasa Tokyo Revelations

Gênero: Shounen

Nº de Episódios: 3

Rede:  Production I.G 

Ano: 2007

Anime

Sinopse: Continuando a busca pelas memórias de Sakura; Shaoran, Kurogane, Fye e Mokona chegam a Tokyo, um mundo onde tudo está destruído por causa da chuva ácida e duas facções rivais lutam para manter o único reservatório de água disponível. Mokona sente a presença de uma das penas de Sakura e decidem explorar o novo mundo. Dentro desse pano de fundo, serão revelados e explicados alguns dos segredos que aparecem no anime, mas que continuaram como incógnita após o seu fim.




Minha Opinião: Esse OAD é pra mim o melhor! Porque só nele realmente comecei a ver Tsubasa Chronicle como um shounen. O anime tem sim a sua ação, mas somente a partir da 2ª temporada, nos episódios finais conseguimos ver algum tipo de ação que realmente põe a vida de pessoas em risco.


"Shaoran" vs. Shaoran

Começando o episódio, que foi lançado tempos depois de ser cancelado o projeto da 3ª temporada de Tsubasa Chronicle porque o anime seria muito violento. Pera aí. Violento? VIOLENTO? Japoneses falando que um anime é violento? Que não deveria ser feito por causa do grau de cabeças rolando? Sendo que Tsubasa nem chega a esse ponto de violência? Tá de sacanagem, né? ME DIGA O NÚMERO DE ANIMES QUE SÃO VIOLENTOS PRA CARACA E FIZERAM SUCESSO! Dragon Ball, FullMetal, Naruto, Inu-Yasha, Bleach! PORQUE NÃO CONTINUAR COM TSUBASA??? AFF, sinceramente, eu não entendo essas frescuras!




Mas voltando... Começa logo o episódio com a Sakura desmaiada, como sempre! Na época quando vi já fiquei um pouco irritada. É porque uma das virtudes que mais gosto na Sakura - a que conhecemos em Card Captor Sakura - é a determinação e a coragem, sempre com o pensamento positivo. E mesmo que isso seja mostrado um pouco no começo do anime, logo após Sakura perder suas memórias, se torna alguém frágil, carente da atenção e ajuda de todos. Entendo que parte de sua personalidade tenha ido embora junto com suas lembranças e por isso ela se torna mais apática, mas convenhamos, uma pessoa que perde a memória, mesmo que não se lembre de certas situações que ocorreram não vai mudar sua personalidade, e isso meio que acontece em Tsubasa Chronicle. E quando começou o 1ª OAD já pensei logo que a personalidade adquirida por Sakura no anime continuaria sendo mostrada, sem mudanças. Ah, mas como fiquei feliz de ter me enganado!



Mas quando chegar a parte da Sakura eu comento melhor, o fato mais importante desse episódio é a quebra do selo que prendia "Shaoran" e seu encontro com Yuuko. E também a revelação de que Sakura não acordava de jeito nenhum porque estava presa no "sonho" junto com mais alguém. Essa parte da Sakura nem me surpreendeu, mas quando eu vi o "Shaoran" quebrando o selo que o prendia, caraca, eu comecei a gelar na frente do computador! Lembrando que quando eu vi Tokyo Revelations, eu mal tinha noção do que se tratava. Afinal o anime já tinha acabado e eu estava sem esperanças de que coisas novas fossem lançadas. Foi ótimo ver que essa OAD seria a revelação do que se tratava aquele outro Shaoran num outro mundo. E que história estaria por trás dele.



Legal comentar que, na época eu comprava o mangá, que estava sendo lançado pela JBC. Comprei ele por muito, muito tempo, mas parei de comprar depois que descobri que era possível ler o mangá traduzido na internet. Na época, acho que já havia sido revelada a história do 2° Shaoran, mas não lembro ao certo se li online ou no mangá da JBC...


Voltando... Começamos então o 2° OAD, onde eu estava morrendo de curiosidade do que iria acontecer. Tinha algumas conclusões do que poderia ser aquele 2° Shaoran, que ele poderia se tornar um só com o Shaoran que tínhamos acompanhado na série, que ele seria uma memória do Shaoran e faria com que a Sakura conseguisse recuperar todas as suas penas, mas nunca imaginei que o 2° Shaoran seria o verdadeiro e o Shaoran que conhecíamos durante toda a série seria apenas um clone. Lendo o mangá, tem muitas partes onde essa história de Shaoran 1, 2, 3, Watanuki confunde pra caramba o intendimento da história. Só lendo, relendo pra entender qual é a lógica. Recomendo que façam o mesmo se virem esse OAD, porque eu vi na 1ª vez e não entendi direito. XD



Então vamos explicar o que se trata essa coisa de Shaoran e "Shaoran", sendo Shaoran o personagem que chegou com Sakura e os outros a Tokyo e "Shaoran" o personagem que quebrou o selo e só chegou a Tokyo no episódio 2.



Explicando a lógica: "Shaoran" é um clone do descendente de Clow Reed, um mago antigo muito poderoso. Ele foi raptado por Fei Wang Reed pois sabia de seus planos para a reunião das penas de Sakura. Então Fei Wang Reed criou um clone de "Shaoran", para que esse fosse atrás das penas sem que nada nem ninguém impedisse seu caminho, não se importando com mais nada além desse objetivo. Tudo estava indo de acordo com o plano de Fei Wang Reed, porém "Shaoran" transferiu o seu coração para o seu clone, colocando-o dentro do olho esquerdo, fazendo com que qualquer tentativa de remoção do olho direito fizesse com que o clone - Shaoran - se destruísse. Então, apesar dessa circunstância ruim para Fei Wang Reed, a determinação do clone para reunir as penas continuava a mesma, então Fei Wang Reed libertou Shaoran exatamente no mesmo tempo e país da princesa de Clow koku, Sakura, que sempre foi, sem saber, a chave para liberar o poder contido nas ruínas do reino, seguindo seu caminho.




Quando "Shaoran" deu seu olho esquerdo, sua magia foi cortada pela metade, porém quanto mais o tempo passava, mais ela cresceu e esperou por mito tempo para quebrar o selo que o mantinha prisioneiro de Fei Wang Reed. Por isso, quando "Shaoran" se encontrou com a feiticeira das dimensões, Yuuko, o preço por sua viagem até o mundo onde estava o olho esquerdo já havia sido pago. O preço foi sua liberdade e o seu tempo, que lhe foram privados.




Apesar de assistir a toda essa história e saber que Fei Wang Reed fez tudo isso para que pudesse obter seu sonho, que é trazer alguém de volta a vida (FullMetal ??), Yuuko não pode fazer nada que fizesse com que cruzasse o limite da interferência, que seria um limiar que, se fosse ultrapassado, mudaria o curso da história de vários mundos ao mesmo tempo, mudando o passado, presente e futuro. Então sua única opção foi esperar o momento em que "Shaoran" tivesse magia suficiente para começar a trilhar o seu caminho depois de quebrar o selo de Fei Wang Reed.




Então, indo para outra parte da lógica: Quando "Shaoran" transferiu o seu próprio coração para Shaoran, ele também o selou dentro do corpo do clone, fazendo com que quando "Shaoran" estivesse restabelecido magicamente, pudesse reaver seu coração de volta com a quebra desse selo. É bom lembrar de que o coração "emprestado" por "Shaoran" ao seu clone fez com que este tivesse a humanidade e os sentimentos que foram apresentados durante toda a série, pois são os sentimentos de "Shaoran". Mas mesmo com a influência de alguns dos sentimentos já do próprio "Shaoran", Shaoran, o clone, criou "sentimentos" dentro de si, como a grande consideração e carinho que sentia por Sakura. Acreditando nisso, "Shaoran" pensou que quando o selo se quebrasse e seu coração voltasse para ele, Shaoran já teria um coração próprio, que nasceria dos sentimentos e da vivência que teve com as pessoas. Porém, isso não aconteceu, Shaoran era apenas um clone, que não tinha um coração verdadeiro, não sabendo controlar sua busca pelas penas de Sakura, fazendo de tudo e passando por cima de tudo e todos para cumprir seus objetivos. Então "Shaoran" só teria uma única opção, matar o seu clone, que tinha se tornado um ser com propósitos ruins e que seguiria apenas as determinações de Fei Wang Reed, mesmo que inconscientemente.




Depois de tudo isso explicado, Sakura, que estava dormindo todo o tempo, acabou acordando na pior parte da luta, onde houve a chegada de "Shaoran" em Tokyo, vendo a luta entre os dois Shaorans e atrapalhando - como sempre - a luta, fazendo com que Shaoran "vença" e consiga libertar Subaru, recuperar mais uma pena de Sakura e conseguir ir para outro mundo continuar sua busca. Isso foi possível pois após a quebra do selo do olho direito, Shaoran comeu um dos olhos de Fye, obtendo metade de seus poderes e tendo então magia suficiente para atravessar dimensões.


















E a partir dessa parte, entra o episódio 3, com Yuuko tentando explicar algumas das maluquices que aconteceram no 1° e 2° episódios e que não foram esclarecidas até o momento. Mas antes, temos que resolver o problema do Fye, que está em estado de choque após o seu olho ter sido arrancado. Para que sobreviva, Fye toma um pouco do sangue de vampiro de Kamui com um pouco do sangue de Kurogane, fazendo com que Fye só possa se alimentar com o sangue de Kurogane, por ser somente desejo de Kurogane que Fye sobreviva, pois Fye desejava morrer para que a magia do seu olho que está com Shaoran seja extinta após sua morte. Mas antes de continuar, uma observação: Achei estranho o Kamui fazer com que escorresse seu sangue pela ferida do Kurogane primeiro. É porque, como os sangues em contato, o Kurogane naquele momento não poderia ter se transformado em vampiro também?




Após algumas explicações sobre os irmãos Kamui e Subaru, Fuuma e algumas resoluções de como se reestruturará Tokyo e os dois grupos em relação a sobrevivência e a água, temos então a presença de Sakura, que ficará para o ponto positivo desse OAD. Após a participação importante de Sakura, Yuuko finalmente explica qual é o objetivo de Fei Wang Reed, que sequestrou "Shaoran", criou o clone Shaoran, matou a mãe de Kurogane e arruinou seu país, influenciando-o, sem que ele soubesse, a abandonar seu país de origem e acabasse participando da mesma jornada que Shaoran, Sakura e Fye. Os acontecimentos da vida de Fye, que nesse OAD não foram citados também foram influenciados pelo mago, que o fez embarcar na mesma jornada. Tudo isso foi planejado para que Sakura pudesse atravessar tempo e espaço, fazendo memórias, que estão armazenadas no seu corpo, não em seu coração, para que quando fosse necessário utilizar Sakura em seu plano Fei Wang Reed o fizesse. Todos tiveram seus destinos mudados para que a viajem ocorresse em segurança e Sakura não tivesse nenhum dano.




CARACAAAA, TEM NOÇÃO DE COMO O CLAMP É SENSACIONAL!? Olha a história que elas imaginaram! É de uma complexidade sem tamanho! E isso porque estamos apenas nos prendendo a Tsubasa Chronicle, porque ainda tem XXX Holic, que é a mesma história só que do ponto de vista de um personagem que não está presente em Tsubasa Chronicle com sua real função: Watanuki. Cara, isso é muito bom! Que história!!




No final do OAD, fica decidido que todos viajarão juntos, cada um por um motivo pessoal, mas mesmo assim ainda seguindo de acordo com os planos traçados por Fei Wang Reed, Sakura deixa sua pena no reservatório de água, para que a população de Tokyo continue com a proteção do poder da pena e partem então para um novo mundo. Fim




Esse é apenas o meu OAD preferido! O outro lançado, que pretendo comentar por aqui também é muito bom também, mantendo a linha de revelações importantes sobre a história, mas Tokyo Revelations é definitivamente o mais revelador. É a primeira revelação da complexidade da história toda.




Vou deixar uma pergunta no ar: Shaoran, o clone, é do mal? Ou é do bem? Em outro post eu falarei mais sobre isso. ^^




Lado Positivo: E vamos a parte onde eu falei, enrolei, mas agora sai: a Sakura finalmente sendo forte e fazendo algo de útil pro grupo todo. Sakura resolveu pagar o preço da água "comprada" por Subaru. O preço era uma pedra preciosa ou mágica, que eu não soube descobrir no OAD, que estava em um lugar longe pra caramba em Tokyo. Então lá foi a Sakura, sem medo de ser feliz, de se machucar, de morrer, enfrentar os monstros do deserto, caindo da pseudo motocicleta dela, caindo de penhasco, furando o tornozelo, cobras gigantes de duas cabeças e matando elas com uma arma - Sakura com uma arma é realmente impressionante! -, entrando em um lago de ácido.























E aí ela fala a coisa mais legal de todo o OAD: "Vou começar a roubar, seguir o meu caminho pelas minhas próprias razões egoístas e aceitar as consequências. E tentarei recuperar o seu coração perdido, Shaoran-kun."



E após falar essas lindas palavras de grande coragem e determinação, ela tenta voltar pra "casa" em Tokyo, porém com a bussola quebrada e sem pegadas no caminho, não sabe mais por onde ir. E então aparece uma miragem, um sonho, talvez uma memória personificada na nossa querida Card Captor Sakura, com sua roupinha colegial, indicando o caminho certo para Sakura.









AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH QUE LINDOOOO!!! Sniff, sniff, que emocionante!!! Grande 3° episódio, onde a Sakura volta a mostrar sua personalidade determinada e que nunca desiste!! E também mostrando um novo traço de personalidade, a de fazer tudo pelo a homem que ama, mesmo que as consequências sejam ruins pra si mesma no final. Lindo! Sensacional! Perfeito!!!



Lado Negativo: TINHA QUE TER A CONTINUAÇÃO. TINHA QUE TER 3ª, 4ª, 5ª E QUANTAS TEMPORADAS MAIS FOSSEM NECESSÁRIAS PRA ACABAR DE CONTAR ESSA HISTÓRIA!! 



Personagens:


Shaoran - clone
"Shaoran"
Fye
Sakura - miragem
Subaru
Fei Wang Reed
Mokona
Sakura
Fuuma
Yuuko
Kamui
Kurogane

Links:

Povo, ficarei devendo os links. Procurei em vários sites nos quais confio para indicar o download, mas em todos os links ainda são os antigos, que foram desativados desde a queda do Megaupload.

Mas vocês conseguem ver os três OVAs no You Tube com legendas em inglês e em espanhol. Não encontrei em português por enquanto.
Se encontrar algum site que disponibilize o download novamente, fiquem tranquilos que colocarei aqui no Secret Doramas.  



5 comentários:

  1. tem selinhos pra vc no blog!!!http://tmwonderland.blogspot.com.br/ bjs!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Betah, li o post e fiquei com vontade de ver ess anime, mas eu tô naqueles tempos que tô com aquela lista grandee de animes e doramas pra ver sabe? Mas irei cumprir e esse já entrou na minha lista! Até mais.

    ResponderExcluir
  3. Betah, eu ainda não tinha
    ouvido falar neste anime ^^)
    mas o seu post, me deixou com uma tremenda vontade de ver!!!

    beijos

    blocokpop.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. eeeeeeeeeei por favor continue a tua resenha do resto dos ovas, e do filme tbm D: eu to terminando de assistir a 2 temporada, e depois começo a ver esses ovas e o filme. Eu ja vi que é muito complexo o final, entao eu preciso do maximo de ajuda possivel pra entender isso pq eeu sou muito lento pra essas coisas G_G kkkkkkkkkkkk por favor continua ta ? gostei muito do site ^^ AMOOOOOOOOOO ESSE ANIME, QUERO MAIS EPS. U.U (todos queremos D:) QUE CLAMP MAIS MALVADA EGUAAAAA, QUE SACO ¬¬ devia ter 8 temporadas kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk enfim... aguardando o/

    ResponderExcluir
  5. oi qual eo nome da musica tocada final quando shoran acorda voces sabem

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...